A roteirização de entregas não é uma tarefa fácil, afinal, são muitas variáveis a serem consideradas. Para pensar de forma eficiente, o gestor precisa contar com algumas atividades de mapeamento de rotas e recursos que tornem o trabalho mais produtivo.
Diante de tantas demandas de entregas e tantas dificuldades, é importante planejar cada rota com cuidado. Isso quer dizer pensar em custos, nos caminhões, na segurança dos motoristas e da carga, no volume de cargas, em clientes regulares, enfim.
Saiba a influência do volume de carga
As informações vindas dos setores de estoque e produção são preciosas para planejamento com base no volume de cargas. Isso porque é possível ter uma base da necessidade de caminhões disponíveis para transporte dessas cargas.
Normalmente há cálculos que ajudam a prever com base em movimentações anteriores. O resultado é entender quanto será gasto em frente, quais e quantos caminhões serão necessários e qual a rota mais interessante para os casos.
Estabeleça rotas fixas
As rotas fixas também são uma ótima alternativa para roteirização, já que muitas entregas acabam por ser regulares por conta dos clientes. Essa prática ajuda principalmente a suprir demandas de clientes que têm pedidos regularmente.
Além de otimizar esse tipo de entrega, com a qual toda a equipe já está habituada, sua empresa mantém boas práticas com esses clientes fidelizados.
Organize suas rotas por calendário
As datas podem fazer toda a diferença quando pensamos também no prazo de entrega em algumas localidades. Sabemos que caminhões com grande porte podem ter restrições de horários em algumas regiões.
Isso vai impactar diretamente no prazo de entrega para o seu cliente. Então, é importante pensar a partir dessa viabilidade do veículo na rota planejada.
Pense em imprevistos nas rotas
Outra questão a ser considerada é o conjunto de dificuldades de uma rota específica. Trata-se do mapeamento de uma rota, para que a segurança tanto da carga como do motorista seja assegurada de maneira preventiva.
O que não faltam são recursos atualmente para prever problemas momentâneos, como um desvio em uma rodovia em manutenção, ou mesmo algo circunstancial, como um acidente.
Conte com um software
Sem dúvida, todas as atividades que citamos são melhor executadas com uso de um software dedicado ao setor de logística. A roteirização de entregas fica mais eficaz e otimizada, seja na hora de criar rotas mais econômicas, rápidas, além de evitar problemas no trajeto.
O sistema de gestão deve também estar associado aos demais setores, para que o trabalho em conjunto tenha melhor resultados. Para isso, deve ser um sistema prático, ágil e intuitivo.
Agora ficou mais simples entender a importância de fazer a roteirização de entregas de forma eficiente. Isso porque tudo isso contribui para um serviço de qualidade e com redução de custos operacionais.
Para isso, não deixe de utilizar todas essas recomendações, além de experimentar softwares que possam atingir essas demandas. Saiba que pensamos em cada um desses detalhes quando desenvolvemos nossas ferramentas.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?