Para que sua loja de material de construção tenha sucesso, é preciso ter extremo cuidado com o nível de estoque das mercadorias à venda. É comum encontrar proprietários que não fazem uma avaliação correta do seu giro de estoque e acabam com produtos demais guardados ou sem mercadorias para atender aos clientes.
Podemos entender o giro de estoque como uma análise que tem como objetivo acompanhar a velocidade com o estoque é reabastecido. Sendo assim, avalia o tempo que uma mercadoria ficou guardada, habito de compra dos clientes e as perdas por avarias e vencimentos.
Para ajudar a entender melhor a importância de uma análise bem feita, vamos mostrar cinco mitos e verdades do giro de estoque de uma loja de material de construção.
Comprar grandes quantidades de um produto para aproveitar o preço baixo de determinado fornecedor
MITO!
É comum que fornecedores façam preços melhores e condições de pagamentos diferenciadas para alguns produtos. Entretanto, para conseguir os benefícios é preciso comprar uma grande quantidade de mercadoria e isso nem sempre é um bom negócio para o varejista.
Se o produto não tiver um giro de estoque rápido, ele vai ficar guardado por muito tempo. Ocupará espaço no depósito que poderia ser destinado a outros produtos com maior saída. Além disso, tem mais chance de sofrer avarias e perdas, devido ao longo período de estocagem e, além disso, uma compra desse tamanho pode desequilibrar as compras da empresa.
É possível controlar o Giro de Estoque com base no consumidor
MITO!
O estoque é um ativo muito importante para ser tratado sem a devida atenção. Fazer o controle de acordo com as saídas ou apenas observando o espaço que determinado produto ocupa no estoque é ineficiente.
É necessário fazer um acompanhamento constante das entradas e saídas de mercadorias, além de fazer uma contagem dos itens que ainda estão guardados, esperando serem vendidos.
Inventário esporádico no Giro de Estoque
MITO!
Inventariar o estoque é comparar a quantidade de produto cadastrada no sistema e a quantidade do mesmo que está armazenada. Essa atividade deve ser feita constantemente, já que é o jeito mais fácil de controlar o estoque, além de evitar possíveis roubos.
Sazonalidade ajuda a vender
VERDADE!
Determinados produtos são vendidos em maior quantidade dependendo da época do ano ou da data comemorativa. Dessa forma, períodos assim ajudam a girar o estoque desses produtos. Nesse caso, vale a pena ter um número maior de mercadorias armazenadas para atender o cliente.
Não podemos esquecer que esse movimento sempre vai depender do cliente, portanto é preciso analisar o comportamento da clientela antes de fazer qualquer investimento muito grande.
Propaganda auxilia o Giro de Estoque
VERDADE!
Mercadoria não está vendendo bem e demora a girar no estoque? A melhor solução é fazer propagandas e promoções para esse produto em específico. Essas ações acabam chamando a atenção do cliente e os preços especiais podem convencê-lo a fazer a compra.
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