Uma boa gestão impacta positivamente em diversos setores da indústria, envolvendo a organização dos processos no que se refere às pessoas, à produção, à tecnologia e outros nichos da companhia. Mas quando há falhas no gerenciamento do negócio, surgem diversas dificuldades a curto e longo prazo que podem levar até à falência. Confira no post de hoje 5 dificuldades que as indústrias enfrentam quando há falhas na gestão e saiba como um software industrial pode para garantir o bom funcionamento da empresa.
1. Desorganização que resulta em falta de estratégia
Ainda que uma indústria seja composta por diferentes setores e cada um tenha suas próprias informações, é preciso que todos os dados estejam organizados, atualizados e integrados. Dentre esses dados estão informações sobre o estoque, finanças, funcionários e pedidos de compra.
Organizar tudo em um banco de dados, aliás, não apenas facilita a localização para eventuais consultas dos gestores e diretores, mas também garante que a empresa tenha insumos para traçar estratégias inteligentes. Com uma boa estratégia, seu negócio pode se destacar ainda mais no mercado, avaliando o que pode ser melhorado em seus processos e o que pode ser acrescentado como diferencial.
2. Estimativa errada da capacidade de produção
Seja por ociosidade dos equipamentos e da equipe, seja por excesso de trabalho na indústria, as falhas na gestão fazem com que a demanda pelo produto seja calculada de forma incorreta. E isso traz sérios riscos para a empresa.
Quando sua empresa não mensura corretamente a capacidade da produção, pode vender mais ou menos do que consegue produzir. O resultado são clientes insatisfeitos e imagem da marca manchada (quando você promete um produto que não está pronto no prazo), ou um grande prejuízo por não aproveitar todo o potencial da companhia. Afinal, máquinas e funcionários parados (ou sobrecarregados) são algo que qualquer empresa deve evitar.
Se a empresa busca lucro acima de tudo e promete mais do que pode cumprir, é bom lembrar que, ao receber um pedido, seu estoque, o prazo, a quantidade de equipamentos e colaboradores para a tarefa e muitos outros itens devem ser levados em conta. Do contrário, além de comprometer a relação de confiança entre o cliente e você, há o risco de prejudicar a saúde da equipe e também do seu negócio.
3. Falta de engajamento da equipe
Falando em prejuízos para a equipe, você sabia que as falhas na gestão também afetam diretamente os funcionários? E isso, por sua vez, também reflete nos resultados da empresa.
Além da produção em excesso – ou a falta dela – o uso de múltiplos sistemas para registrar diferentes dados e a dificuldade em encontrar as informações tendem a desmotivar os colaboradores. A consequência da falta de engajamento da equipe é a queda na produtividade e o aumento da rotatividade dos funcionários, que comprometem os processos da indústria, já que encontrar e manter mão de obra qualificada é fundamental para o sucesso da companhia.
Os treinamentos para a equipe, aliás, também são essenciais nesse aspecto, uma vez que surgem novas tecnologias a todo momento no ramo industrial e, claro, sua empresa precisa estar atualizada.
4. Problemas com reposição do estoque e logística que pode ser evitado com um software industrial
A falta ou excesso de produtos no estoque costuma ser um dos principais problemas da má gestão em uma indústria. Isso ocorre porque, muitas vezes, o controle de estoque é feito de forma complexa em dezenas de planilhas, onde há o risco dos dados se perderem ou ficarem desatualizados.
Um bom software industrial integra os dados de compra e venda às informações do estoque, fazendo com que a produção não pare por falta de matéria-prima e também não haja encalhe de produtos acabados. Além disso, um ERP (Enterprise Resource Planning) emite os documentos necessários e faz uma gestão completa do transporte desses produtos, otimizando a logística da empresa.
5. Comprometimento das finanças
Falhas na gestão trazem problemas para todos os departamentos da indústria. A soma destes resulta no comprometimento das finanças já que, quando não se tem a exatidão dos números, a tendência é que o capital de giro seja mal empregado, o dinheiro da empresa se misture às despesas pessoais dos proprietários do negócio e nenhum valor seja investido em novas tecnologias.
Como resolver todos esses problemas com um software industrial?
Criados para integrar os dados de diferentes setores da empresa e facilitar a gestão da mesma, o software para indústria conta com diversas ferramentas em uma mesma plataforma. Com eles é possível ter total controle do estoque, ter informações de compra e venda da empresa, fazer a gestão de ordens de produção, laudos de qualidade e muito mais.
Além disso, o software industrial possui dashboards que geram relatórios de forma prática e rápida, para que os gestores sempre possam tomar decisões estratégicas que alavanquem o sucesso da empresa.
O ERP Yzidro da Domtec atende diversas necessidades da indústria como gestão de compra de matéria prima, controle de estoque, processos produtivos, gerenciamento de pedidos de venda, montagem de carga, expedição e financeiro que precisam estar sempre à mão.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?