A maioria das indústrias utilizam de indicadores industriais para conseguir observar diferentes perspectivas das suas atividades e produções, e analisar o que está correto e quais são os gargalos presentes.
Os indicadores industriais de desempenho, também chamados de Key Performance Indicators (KPIs) ou métricas, são extremamente úteis para a indústria que trabalha constantemente com um grande volume de processos e etapas de trabalho.
Com os indicadores industriais, a área produtiva industrial consegue otimizar o controle de processos e as rotinas de trabalho, alcançando resultados positivos em relação à qualidade e tempo de entrega.
Tais métricas devem ser estabelecidas para nortear essa análise de acordo com os métodos de produção, o que é produzido, entre outros detalhes. Em suma, devem ser alinhadas ao segmento, à indústria e suas exigências e obrigações, a fim de gerar os resultados esperados.
A maioria dos KPis envolvem percentuais, taxas, índices, entre outros métodos de contabilização para medir qualitativa e quantitativamente os resultados de processos, de equipes e da própria empresa.
Através desses dados levantados e analisados posteriormente para cada setor, é possível avaliar o desempenho desses elementos e se estes se encontram de acordo com o esperado, e se os objetivos, metas e níveis de qualidade estão sendo atingidos com eficiência.
É importante ressaltar que cada indústria, dependendo do seu porte, segmento e estrutura, tem a necessidade de indicadores industriais específicos, podendo desenvolver até mesmo métricas próprias e particulares. Confira agora os principais indicadores usados pela indústria:
Indicadores Industriais de Produtividade
Sem dúvidas, a produtividade é um dos fatores que determinam a qualidade e eficiência de qualquer indústria. Esse KPI pode ser aplicado relacionando a produtividade do homem e das máquinas versos o tempo que levam para executar suas tarefas.
Pode-se contabilizar também a quantidade de itens produzidos por colaborador em determinado período de tempo, estendendo-se para a produtividade dos funcionários que controlam os equipamentos e trabalhadores administrativos.
Quantidade produzida
Esse KPI indica a quantidade em números de produtos fabricados em um período específico, podendo ser segmentado para avaliar a produtividade de um setor específico, equipe, funcionário ou turno de trabalho, por exemplo.
Indicadores Industriais de Faturamento
O faturamento é um dos principais indicadores industriais, pois consegue transparecer se a produção foi efetiva e com qualidade, gerando um bom faturamento e lucro para a indústria. Esse KPI soma os ganhos obtidos com a venda de seus produtos, já com o desconto da inflação. Assim, quanto mais a indústria fatura, melhor e maior é o seu desempenho.
Com ele, é possível avaliar a receita total de um determinado período em paralelo com as despesas totais do mesmo período. Toda a análise de faturamento tem como objetivo manter a saúde financeira da indústria ao ponto que consiga arcar com suas despesas e continuar investimento por meio de lucros.
Capacidade instalada
Trata-se do conjunto de máquinas, instalações físicas e equipamentos que a indústria dispõe para que sua produção aconteça. Obviamente, esse indicador é variável de indústria para indústria e de setor para setor. Alguns setores demandam mais capacidade instalada do que outros.
O indicador irá avaliar a utilização da capacidade instalada. Quanto mais utilizada, mais atividade e produção a indústria está tendo. Consequentemente, mais está ganhando. Pode ser medido através da quantidade produzida.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?