Toda empresa precisa se manter organizada. Afinal, isso ajuda muito a manter uma boa relação com os colaboradores e os clientes. Isso faz toda a diferença em um mercado tão competitivo como o atual.
E essa organização também se estende às distribuidoras, responsáveis por fornecer uma variedade de produtos para empresas e comerciantes que não compram diretamente das fábricas.
Elas são muito importantes não apenas pela tarefa de distribuição dos produtos no mercado, como também ajudam no desenvolvimento dos varejistas, contribuindo bastante para o crescimento econômico do país.
Dessa forma, para que elas possam cumprir bem sua função, é necessário que utilizem algumas estratégias que podem fazer toda a diferença. Uma delas é o picking.
O que é picking?
Picking é uma estratégia que pode ser usada para promover melhorias em relação à distribuição e armazenamento dos produtos. Ela faz parte de uma das etapas mais importantes, que é quando ocorre a separação dos pedidos para que a entrega possa ser feita de maneira correta para o cliente.
Esse trabalho deve ser muito controlado e organizado, para que haja economia de tempo, diminuição dos gastos, prevenção de falhas e aumento da produtividade. O picking abrange desde o momento da coleta do produto até o seu envio.
Sendo bem aplicado, consegue trazer ótimos resultados para uma distribuidora. Quando há eficiência nesse tipo de serviço, as entregas podem ser realizadas de modo mais seguro e rápido. Porém, uma falha na aplicação dessa estratégia pode prejudicar todo o processo que está sendo feito.
Funcionamento nas distribuidoras
Como já mencionado anteriormente, a adoção do picking pelas distribuidoras pode fazer toda a diferença para sua relação com colaboradores, clientes e seu crescimento no comércio. Ele é capaz de dar mais qualidade a esse processo que é tão importante para o setor.
Uma vez que as distribuidoras trabalham com tantos produtos diariamente, é essencial que elas tenham organização para armazená-los e separá-los, garantindo mais agilidade para a sua entrega.
Ele permite que sejam implantadas melhorias no processo logístico, garantindo um trabalho mais produtivo e dinâmico. A separação dos pedidos se torna mais funcional, coletando os pedidos dos clientes de forma mais ágil e com mais cuidado.
Como resultado desse novo método de serviço, os clientes passam a ficar muito mais satisfeitos, uma vez que não haverá erros de entrega ou algum dano causado à encomenda. O picking permite evitar muitos imprevistos que podem causar vários impactos negativos às distribuidoras.
Como implantá-lo na empresa?
Para que o picking seja aplicado da melhor maneira, é necessário que as distribuidoras possam seguir alguns passos importantes.
- Separe as encomendas em espaços diferentes com sinalizações que as demarquem para certo propósito. Isso permite mais organização no ambiente de trabalho e mais eficiência para poder despachar as entregas;
- Registre corretamente a chegadas dos produtos ao estoque. Coloque-os no lugar que foi separado para eles, anotando as quantidades e o seu código de barras. Isso permite uma maior facilidade para localizá-los na hora de despachar;
- Deixe os produtos que saem com mais frequência em localizações mais acessíveis, para serem encontrados e retirados mais rapidamente;
- Invista em tecnologia para que o serviço aconteça de maneira mais produtiva, permitindo agilizar os processos de separação de produtos, exigindo menos recursos e mão de obra.