Uma das estratégias mais eficientes para atrair e fidelizar clientes para o seu negócio é o programa de fidelidade, não é à toa que as próprias bandeiras de cartões trabalham com isso na divulgação de seus serviços. Quem nunca ouviu falar do programa Smile ou Livelo? Pois é, são projetos de fidelidades estratégicas que impulsionam ainda mais a oferta e utilização dos cartões.
Não se limitando apenas a isso, essa ferramenta pode ser usada por qualquer ramo de negócio existente, obviamente, atuando de maneiras diferentes. Vamos discutir sobre como usar o programa de fidelidades em sua loja de Material de Construções.
Qual é o tipo de público que frequenta uma loja de Material de Construção?
Antes de simplesmente lançar um programa de fidelidades, você precisa primeiro conhecer o tipo de público que te procura. De maneira geral, podemos dizer que a procura por uma loja de Material para Construção se dá quando existe a necessidade de uma reforma ou um reparo emergencial.
A constante procura por produtos em um material de construções é devido a demanda por materiais para reformas. Sendo assim, trata-se de um público que se preocupa com o bem-estar do seu lar.
Tipos de Programas de Fidelidade
Existem vários de programas de fidelidades existentes, dos principais, podemos citar:
- Programa de pontos: projeto em que o cliente acumula pontos ao comprar produtos ou utilizar os serviços. Esses pontos são revertidos e podem ser trocados por produtos.
- Programa de assinaturas: aqui, o cliente paga um valor mensal e pode usar os serviços ou produtos determinadas vezes por mês, de acordo com a ideia do vendedor.
- Programa de níveis: não é tão utilizado, mas aqui, o cliente sobe níveis sempre que usa os serviços ou adquire os produtos. A medida em que cresce seu nível, cresce o valor do seu desconto.
Certo, entendi tudo, mas então como crio um Programa de Fidelidade em meu Material de Construção?
Pronto, entendido como funciona a dinâmica do programa de fidelidade, podemos agora guiá-lo sobre essa implantação no seu negócio.
Para um material de construção, recomendamos o programa de níveis, mas como implantá-lo?
Primeiramente, você precisa de um sistema que crie cadastros para seus clientes, como o Yzidro ERP da Domtec Sistemas. Esses cadastros são feitos no ato da compra. Eles precisam ser armazenados.
Determine um valor de acúmulo para que o cliente “passe” de nível. Exemplo: “A cada 500 em compras você sobe um nível”, cada nível pode contar com um percentual para desconto.
Dê ao cliente alguma comprovação de sua participação ou algo que ele possa mensurar o quanto tem gastado para usar seus descontos. Recomendamos um cartão com imã de geladeira.
Alimente todas as informações de compra do cliente em seu sistema, mantenha tudo organizado e de fácil acesso para que você não perca sua credibilidade.