Manutenção Industrial: como um sistema ERP pode auxiliar nesse processo?

Uma das bases da indústria são seus maquinários. Eles garantem o bom desempenho e a qualidade em toda a linha de produção. Garantir a manutenção industrial adequada é, portanto, um dos maiores desafios.

Com a manutenção industrial em dia, é possível garantir a vida útil do equipamento, evitar acidentes, manter a lucratividade e não parar a produção.

Porém, como a produção em escala industrial é bastante desafiante, a tecnologia a cada vez mais nos mostra formas de otimizar a gestão e fiscalização do processo de manutenção industrial.

Continue a leitura e saiba mais sobre este importante processo:

youtube

O que é e quais os tipos de manutenção industrial?

A manutenção industrial consiste nas ações para manter a integridade de processos e maquinários das fábricas.

A principal função, como citamos, é evitar paradas na produção, bem como acidentes e outros problemas que acarretam perdas, seja de qualidade ou até na vida útil do maquinário.

Dessa forma, existem 3 maneiras para garantir a manutenção industrial, veja abaixo:

  • Manutenção corretiva: é aquela que ocorre quando um problema é detectado e precisa ser corrigido quanto antes, de preferência sem interromper a produção. Em casos mais graves, pode ser necessária a substituição de peças ou até do próprio maquinário. É a manutenção mais custosa e que pode ser evitada com a tomada de outras medidas, como a preditiva ou a preventiva.
  • Manutenção preditiva: sua função é analisar os equipamentos e já verificar antecipadamente a necessidade de manutenção industrial, de acordo com o estado de conservação e/ou frequência de uso do maquinário. Pela manutenção preditiva é possível “agendar” quando será necessária a manutenção preventiva.
  • Manutenção preventiva: ela também busca prevenir falhas, mas opera de forma um pouco diferente da preditiva. Ela é agendada a partir da manutenção preditiva, e/ou feita conforme as instruções do fabricante do equipamento em questão.

 

Ela busca prevenir falhas, por isso deve ser feita periodicamente, antes do desgaste das peças, por exemplo, e tem por objetivo identificar sinais de falhas.

 

 

Como a tecnologia pode ajudar neste processo?

Para gerenciar esse processo, a tecnologia surge como aliada, principalmente por meio dos Sistemas ERP.

Pequenas e médias empresas podem implantar um sistema ERP com bom custo-benefício, para garantir melhor planejamento de recursos corporativos e gestão, o que também inclui a manutenção industrial.

 

ERP para controle da manutenção industrial

Com funções adequadas para esse nicho, os módulos do sistema dão conta de automatizar algumas funções, garantir o cadastro de atividades e calendários, bem como planejar a manutenção a ser feita.

Também é possível listar e organizar os equipamentos necessários para cada tipo de manutenção e delegar o (a) técnico (a) responsável pelo processo de manutenção industrial.

Conheça um sistema fácil de usar, personalizado, e ágil para a sua indústria. O nosso sistema ERP para indústria facilita os processos operacionais e ajuda a empresa a ser mais produtiva.

 

Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores!

 



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend