Estoque de segurança: Como calcular na sua Distribuidora

Uma boa gestão é feita analisando todos os processos da empresa, principalmente o estoque que abriga todos os recursos que irão para venda. Dessa maneira, trouxemos algumas informações sobre o estoque de segurança, uma tática essencial para a boa gestão do seu negócio.

youtube

O que é?

O estoque de segurança ou mínimo é a quantidade de produtos que cada empresa deve possuir para garantir que específicas mercadorias não faltem e comprometam as vendas.

O uso deste elemento evita situações que poderiam surgir eventualmente, por exemplo, desentendimento com fornecedores, entregas fora dos prazos ou até uma procura maior por certo produto.

Para se decidir quais mercadorias terão o estoque, é necessário se basear nos dados de compra dos consumidores. Além disso, avalia-se qual a importância de cada produto dentro das análises de mercadorias da empresa.

Por outro lado, não se deve comprar produtos a mais que o projetado, pois pode resultar em excesso de estoque e materiais parados possuem um alto custo de armazenamento, o que eventualmente resultaria em problemas no fluxo de caixa e prejuízos para a empresa.

Por isso, o equilíbrio e um bom planejamento evitam os dois extremos e garantem uma segurança para a organização financeira do negócio.

 

Vantagens

Ao adotar este sistema, além de prevenir que seu estoque acabe, existem outros benefícios que surgirão eventualmente. Por exemplo, mais eficiência na organização do estoque, ou seja, não desperdiçar vendas, impossibilitar problemas com relação à produção, diminuir as despesas com armazenamento.

Além disso, conseguir manter um maior controle sobre as datas de vencimento de alimentos e produtos com validade. Assim como, intensificar a satisfação do cliente, com entregas realizadas nos períodos corretos e sempre estar disponível para atender à necessidade dos consumidores com a mercadoria.

E a principal vantagem seria a redução de gastos, uma questão constante em todas as empresas. Como não será necessário ir atrás de mercadorias apressadamente e taxas extras para as entregas chegarem às datas corretas, se consegue manter um padrão de gastos sem surpresas no final do mês.

 

 

Como calcular o estoque de segurança?

Para se realizar os cálculos de estoque, a compreensão sobre alguns conceitos que influenciam diretamente nos dados que serão coletados.

Inicialmente se elabora a previsão de demanda, para isso analise o prazo que as mercadorias levam para serem entregues pelos fornecedores e o período de venda. Dessa maneira, é possível relacionar os produtos que necessitam de um estoque de segurança.

Outro ponto é o lead time ou tempo de entrega, se refere ao caminho que o produto irá percorrer até o cliente. De modo que, se o intervalo para a entrega variar entre períodos longos e curtos é aconselhável reter um estoque para garantir credibilidade com o consumidor.

E por fim esteja atento ao nível de serviço, em outras palavras, saiba qual o interesse dos clientes com cada produto. Assim, quanto mais destaque tal mercadoria possuir maior deverá ser o estoque de segurança que este possui.

Ao se ter essas concepções, podemos realizar os cálculos que serão montados da seguinte maneira:

Estoque de Segurança (ES) = Média de Vendas Diárias (MV) x Tempo de Entrega (T)

 

Achou complicado elaborar este método?

A boa notícia é que estes resultados podem ser alcançados com o uso do nosso software de gestão. Acesse o site e conheça as soluções com nossos consultores!

 



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend