Cross Docking: Frente a um mercado veloz, inserido num sistema globalizado, o planejamento estratégico deve adquirir certa agilidade na distribuição dos produtos, afinal, a logística precisa estar alinhada e focada na eficiência.
Para isso, o Cross Docking torna-se uma excelente alternativa na estratégia das distribuidoras, haja vista que otimiza todas as etapas do abastecimento, promovendo uma relação rápida, menos custosa e mais eficiente entre fábrica e cliente.
Quer entender o que é Cross Docking e descobrir as suas vantagens para sua distribuidora? Acompanhe conosco!
O que é Cross Docking?
A estratégia pode ser traduzida como “cruzando as docas”. A ideia, retratada num espaço físico, apresenta, de um lado, diferentes pontos de entrada para os fornecedores, do outro, múltiplas saídas com destinatários específicos e, ao meio, o trabalho da equipe funciona interligando o fornecimento à distribuição com total eficácia.
Assim, o estoque é reduzido e pode chegar a ser extinto, aumentando a agilidade, sem perder qualidade, além de diminuir drasticamente os custos do processo. Dessa maneira, essa estratégia torna-se altamente vantajosa para sua distribuidora e aumenta consideravelmente a satisfação dos seus clientes.
Vantagens para sua distribuidora
O Cross Docking, como se percebe, agrega diversas vantagens para sua empresa e cada uma delas você pode conferir a seguir:
Otimização do tempo
Contando com a substituição da estocagem por um sistema que prepara e reenvia a mercadoria com a mínima permanência no espaço possível, há um menor lead time, ou seja, o “tempo de aprisionamento” é reduzido consideravelmente, ponto importante para satisfação do cliente, que receberá o produto com menor prazo – se comparado à logística adotada tradicionalmente.
Redução de custos
Sem necessidade de parar a mercadoria por muito tempo na distribuidora, o armazenamento é reduzido ou até mesmo extinto e, assim, a mão de obra, os equipamentos e o espaço, antes indispensáveis, agora já não são tão requisitados. Dessa forma, todo o processo fica menos custoso. Oportunizando, inclusive, o investimento dessa verba em outras áreas consideradas importantes pela empresa.
Fluxo das mercadorias
A logística possibilitada pelo Cross Docking previne esse excesso e/ou falta de mercadorias, que são indicadores de falhas latentes na estratégia da empresa, ao passo que os fornecedores enviam os itens de acordo com as demandas dos clientes após a efetuação do pagamento por esses. Então, os itens solicitados são recebidos e relocados para distribuição, minimizando a preocupação com a gestão de estoque.
Esse conteúdo sobre Cross Docking foi útil para você? Visite o nosso site e saiba mais sobre estratégias para sua gestão!