Como calcular o preço de venda corretamente na sua loja de construção

Como calcular o preço de venda? Qualquer empresa precisa saber a importância de precificar corretamente seus produtos ou serviços. Isso faz toda a diferença para ser referência no mercado e ter sucesso com os negócios.

Em uma loja de construção alguns aspectos precisam ser considerados para isso poder ser feito da maneira correta. Quando um estabelecimento vende uma grande variedade itens, essa decisão pode ser um desafio.

Por isso, é preciso entender qual a melhor forma de fazer a precificação de um comércio baseado naquilo que está sendo oferecido e de acordo com a quantidade de produtos disponibilizados pela loja.

 

youtube

O que é o preço de venda?

É a soma de todas as despesas da empresa ou aquilo que o consumidor preciso pagar para ter o direito de compra de um produto ou serviço. O cálculo é feito observando se o preço pago pelos clientes é aquele que o mercado pratica. Em casos de exageros, é preciso diminuir os custos ou levemente os lucros para haver um aumento nas vendas. Assim é possível praticar um preço acessível aos clientes.

 

Como calcular o preço de venda?

Para que o cálculo da precificação seja feito corretamente, é necessário que o lojista se atente a alguns aspectos importantes que podem ajudar nessa estratégia de mercado. Além de observar as ofertas da concorrência, fazer a análise de produtos ou serviços, saber o custo de produção e distribuição e toda a compra a ser feita baseada no orçamento disponível, algumas variáveis como despesas fixas e variáveis, a margem de lucro e o custo direto, devem ser consideradas para realizar esse cálculo.

 

Por que a precificação é tão importante?

Certas decisões devem ser consideradas por uma empresa ao decidir o preço dos produtos. É preciso estudar principalmente os preços praticados pela concorrência e conhecer como é o funcionamento do mercado consumidor.

É uma escolha muito importante para manter os lucros e possibilitar a sobrevivência dos negócios, conseguindo-se manter competitivo no mercado. É preciso realizar uma boa estratégia de marketing para definir a precificação correta para os produtos.

Uma decisão assertiva é o que permite atrair cada vez mais consumidores e acabar por fidelizando, tornando-os clientes. Com isso, é possível obter mais lucros para o negócio, mantendo a saúde financeira da empresa.

 

 

Quais as vantagens?

Para colocar os preços nos produtos corretamente é preciso saber definir a margem de lucro para cada item que for vendido. Dessa forma, é possível praticar as melhores escolhas. Preços atrativos chamam atenção de muitos consumidores, tornando eles em possíveis clientes.

Isso resulta em uma compra de produtos de forma mais regular e fideliza cada vez mais pessoas, atingindo mais fácil o público-alvo. Lembrando sempre que é uma alternativa mais barata manter os clientes que o estabelecimento já tem do que ficar na busca constante por novos.

Ao adquirir uma boa margem de lucro, é possível que um estabelecimento gere descontos em algumas ocasiões sem ter prejuízos financeiros. Estabelecer promoções ajuda a gerar mais engajamento dos consumidores com o negócio, mantendo o lucro estabilizado, conseguindo manter a empresa firme no mercado.

 

Como calcular o preço de venda e defini-lo

Algumas dicas são importantes para uma loja de construção precificar os produtos de forma correta e atrair cada vez mais clientes para o seu negócio.

  • Pesquisar o preço da concorrência, sabendo o valor que outras lojas de construções vendem seus produtos. Importante buscar por aquelas que atendem o mesmo perfil de consumidor, vendem produtos parecidos, fiquem próximas ao estabelecimento e que trabalhem com um negócio mais ou menos do mesmo tamanho.
  • Saber qual a margem de lucro ideal para cada produto que será vendido. Importante manter os preços competitivos. Essa margem ser boa para que dê o lucro necessário, mas não prejudique as vendas, fazendo com o que o preço espante os clientes.
  • Identificar todas as despesas da loja de construção para ser praticado um preço ideal que não cause prejuízo posterior para sanar todos os custos indispensáveis ao negócio.
  • Trabalhar com margem de contribuição e mark-up. O primeiro se refere ao valor restante de toda a receita obtida através da comercialização de um produto após ter sido subtraído seus custos variáveis. Já o mark-up é a diferença existente entre o preço de venda de um produto e o seu custo.

 

Gostou e quer saber mais sobre o software que pode ajudar sua empresa a acelerar o alcance dos seus objetivos? Então agende uma demonstração com um dos nossos consultores clicando no banner abaixo!



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend