Comissão de Venda: como implantar na sua Distribuidora

Comissão de Venda. Toda empresa deseja ter profissionais sérios e comprometidos com o trabalho. Isso colabora para o sucesso no mercado, fazendo a organização crescer cada vez mais. Mas para que esses profissionais sejam realmente dedicados, algumas soluções podem ajudar o empreendedor nesse objetivo.

Trabalhar numa boa estrutura de remuneração, se utilizando do recurso de comissão de venda, se torna uma opção indispensável para quem quer o melhor para sua empresa e seu funcionários.

Através dessa comissão, é possível recompensar os funcionários de uma maneira a tornar o trabalho deles cada vez mais comprometido, ajudando também a desenvolver estratégias para alcançar as metas.

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O que é a comissão de venda?

A comissão de venda se refere ao pagamento para determinado vendedor de uma parcela do lucro obtido de certo produto vendido. Ao efetuar uma venda, esse vendedor recebe uma parte do valor dessa venda em forma de remuneração.

 

Benefícios da comissão

A partir do momento em que os trabalhadores de uma determinada empresa passam a receber comissão de venda, eles se esforçarão ainda mais para poder realizar vendas maiores e melhores.

Aumentando as vendas, aumenta-se o lucro da empresa, impulsionando os negócios e crescendo no mercado. Essa estratégia de comissionamento melhora a performance da equipe de vendas, no atendimento aos clientes aumentando sua base, melhora o faturamento e contribui para diminuir as rejeições de clientes.

Quanto melhor a comissão de venda, maiores serão os benefícios para os negócios. Mas ele também precisa ser planejado de maneira cautelosa para que não comprometa a margem e lucro.

 

 

Como implantá-la?

Para que essa estratégia possa ser boa e render ainda mais lucros para os negócios, alguns pontos importantes devem ser levados em conta durante todo o processo.

  • Defina bem qual objetivo deve ser atingido para que possa ajudar no planejamento da melhor comissão, como valores a serem pagos, qual a data do pagamento e a forma de funcionamento
  • Analise todas as opções para que possa ser definido um processo de comissionamento para a distribuidora e verifique qual se encaixa melhor na realidade atual
  • O valor pago em comissão de venda deve ser de acordo com a dificuldade e o trabalho que o vendedor tem para realizar a venda. Quanto mais trabalhoso, maior o percentual. Mas não deve ser muito alta, para que não comprometa os lucros
  • Estabeleça certas metas para que a comissão seja paga. Desafie os vendedores a irem cada vez mais longe e faça um balanço de venda entre os anos para saber quais produtos poderiam ter sido mais vendidos se houve um bom empenho para vendas
  • É necessário haver um equilíbrio entro o salário e a comissão. Se a comissão for alta, o salário não deve ser alto, ou haverá problemas com as finanças da empresa. É sempre bom dar preferência ao salário base, já que o comissionamento é apenas um bônus
  • Estabeleça um dia fixo para o pagamento da comissão de venda. Importante também decidir se a venda começa a contar a partir da emissão da nota fiscal ou a partir do recebimento dos valores
  • Defina um acordo para o pagamento da comissão de venda de cada trabalhador de acordo com a situação das vendas. Caso um cliente desista da comorar ou cancele a mesma, o bônus não deve ser pago
  • Todo vendedor precisa acompanhar os orçamentos enviados ao cliente, para que, se receberem algum retorno, não se esquecerem dele.

 

Qual a melhor forma de pagar a comissão?

As empresas podem fazer o pagamento da comissão aos vendedores de duas maneiras. Em uma delas, é o momento onde o vendedor fatura o pedido ou só após o pagamento ser feito pelo cliente. Na outra maneira, o representante comercial divide com o empreendedor a responsabilidade de fechar negócios com aqueles clientes que não sejam devedores.

 

Como calcular o valor a ser pago?

  • Estabeleça a porcentagem do comissionamento sobre as vendas
  • Defina em quais períodos serão pagas as comissões
  • Decida qual critério seja utilizado para validação de uma venda
  • Some todas as vendas realizadas por um trabalhador
  • Aplique a porcentagem sobre o somatório das vendas e calcule o valor da comissão a ser pago

 

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