Armazenamento de Grãos: cuidados e estratégias para comercialização

A Embrapa Milho e Sorgo (MG) divulgou dados que preocupam os produtores de grãos: pode haver até 40% de perdas quando ocorre armazenamento incorreto. Por causa disso, quando o assunto é o armazenamento de grãos, cuidados e estratégias são necessários para não atrapalhar a comercialização.

Resolvemos reunir, portanto, diversas questões que podem ajudar e outros aspectos que são motivos para ficar atento às maneiras com as quais os colaboradores lidam com o armazenamento. Sabemos que o produtor pode sofrer impactos consideráveis nos seus lucros caso não adote boas práticas, veja!

youtube

Estude o mercado e sua demanda de armazenamento de grãos

Vamos supor que a sua lavoura tem uma previsão que não está compatível com a demanda do mercado. Certamente a produção ficará armazenada por mais tempo do que devia e as perdas serão maiores.

Pois bem, entender as necessidades do mercado vai ajudar na hora de planejar toda o processo de produção, inclusive sua quantidade. O planejamento pensando nas vendas ajuda a evitar esses prejuízos.

Diversifique as datas de colheita

Um dos problemas de armazenamento de grãos é não ter suporte para toda a produção, fazendo a venda ter que ser rápida e com preços não muito interessantes para o produtor. Pensando nisso, optar por diversificar as datas de colheita pode permitir uma infraestrutura melhor para os grãos.

Enquanto uma parte da lavoura está armazenada, outra está em uma fase diversa, não havendo competição do espaço e urgência em vender. Assim fica mais simples pensar em questões de comercialização e armazenamento.

Preveja a sua produtividade

Produtores que já estão há algum tempo no mercado conseguem compreender quanto conseguem produzir ainda no planejamento. Então, é importante que os processos de transporte e armazenamento sejam preparados com antecedência.

A infraestrutura deve estar preparada para dar conta da quantidade de grãos produzidos. Mais uma vez, ajudando a evitar prejuízos, além de colaborar para adequar o espaço de acordo com as necessidades de armazenamento da colheita em questão.

Faça parcerias de unidades de armazenamento de grãos

É possível encontrar parcerias em cooperativas ou produtores próximos, isso pode ajudar a reservar espaços para armazenamento após a colheita dos grãos. Dessa forma, aqueles que não possuírem espaços ou condições condizentes com a produção podem encontrar soluções.

Vale a pena encontrar alternativas caso ainda não tenha espaço para uma unidade de armazenamento em sua propriedade. Além disso, pode colaborar para planejar com antecedência o processo.

Planeje cada passo da produção

Vamos, por fim, trazer à tona um cuidado que pode refletir em todos os outros e diminuir as perdas, que é o planejamento. Seja em relação ao espaço para armazenamento, equipamentos e veículos para transporte, conhecimento da demanda do mercado, enfim, são questões que fazem parte desse processo.

Cada passo da produção, portanto, deve ser cuidadosamente planejada, a fim de evitar perdas ao longo do caminho, antes ou durante o armazenamento de grãos. Assim, é importante conhecer a fundo o produto desde seu plantio até a comercialização, a fim de criar boas estratégias e infraestrutura.

Esses são os cuidados e as estratégias mais interessantes para quem atua com o armazenamento de grãos. Como vimos antes, é preciso pensar cada passo a fim de minimizar as perdas e obter mais lucro.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend