End-to-end: vantagens que traz para a sua loja de material de construção

O conceito end-to-end, que em português significa ‘de ponta a ponta’, é uma solução de gestão que cresce cada vez mais no segmento voltado a empresas baseadas em materiais de construção. Lojas que aderem a essa ferramenta possuem um valoroso diferencial competitivo.

Afinal, quem não quer ter a possibilidade de um controle especial de todos os detalhes de forma centralizada, rápida e com o mínimo de falhas? Pois, isso que aparatos tecnológicos hoje em dia fazem quando são baseados em soluções end-to-end.

Pensando nisso, trazemos esse artigo que elenca as vantagens de adotar esse mecanismo na sua loja de material de construção, ampliando (e muito) a capacidade de gerir e crescer nessa área.

Acompanhe.

youtube

Como utilizar a ferramenta end-to-end

Primeiro, é importante destacar: as melhores práticas do end-to-end estão baseadas em sistemas inteligentes que são feitos para esse fim. Um exemplo é o ERP, mas ele por si só não funciona sem o entendimento da importância dessa estratégia.

Ou seja, é preciso saber utilizar o máximo de potencialidades que ele possui. Isso inclui, como o nome já diz, os processos de ponta a ponta: desde a elaboração do planejamento, passando pelos números, chegando até o cliente final e seu nível de satisfação.

Todo o processo, indissociável e em cadeia, permite que todas as decisões sejam tomadas de forma assertiva. Resumindo, estamos falando de saber quais fatores são os fundamentais (e aqueles que devem ser abandonados), em uma loja de material de construção.

Vantagens do end-to-end em todos os setores

Consequentemente, dentro desse ínterim, você terá uma série de vantagens agregadas ao adotar o end-to-end, principalmente nesse ramo que lida com vários insumos que precisam de um grande detalhamento.

Entre os principais aspectos, destacamos que há vantagens em:

 

 

Gestão

Com sistemas integrados, você terá informações centralizadas, automatizadas e precisas para gerir o negócio em toda a cadeia – desde a negociação com o fornecedor até a capacidade de oferecer um mix de produtos na lista de compras do cliente.

Financeiro

Diminui-se os gargalos da saída de valores que você não conseguia identificar; mensura-se melhor onde estão os acertos que trazem recursos para o seu negócio; e indica-se o mais proeminente caminho para investir e ter resultados.

Produtividade nos processos com o end-to-end

Controle de estoque, capacidade de entender como está a rotina produtiva dos colaboradores, melhor tomada de decisões em relação aos mais variados setores. O end-to-end permite que a produtividade (ação de difícil identificação por ser um conceito genérico), seja trazida por números, dados e informações precisas.

Qualidade

Tudo isso gera a qualidade de todos os setores e etapas, ampliando as opções principalmente para o cliente. Lembre-se sempre que um desafio grande é entender qual é o nível de satisfação do consumidor – e, ao adotar o end-to-end, você amplia essa percepção.

Facilidade

Diferentemente de conceitos que só são aplicáveis no ‘mundo das ideias do empresariado’, esse mecanismo que descrevemos é ideal para os diversos segmentos, incluindo lojas de materiais de construção que possuem outras demandas que precisam ser atendidas.

Para concluir, vale destacar que não há segredos: sistemas de gestão integrados, feitos para o segmento comercial da construção, já possuem todos os módulos para uma aplicação assertiva do end-to-end.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend