5 principais desafios enfrentados por empresas de distribuição

HomeSoftware ERP5 principais desafios enfrentados por empresas de distribuição
empresas de distribuição

As empresas de distribuição, assim como todos os ramos, precisam oferecer um serviço de qualidade para obter destaque no mercado. A logística não se resume apenas ao trabalho de distribuição, há intenso planejamento e escolha de melhores práticas, por exemplo, de armazenamento de mercadorias.

Há nesse nicho uma série de desafios que fazem parte do cotidiano dessas organizações. Para oferecer um serviço de qualidade é preciso que os gestores dessas empresas tenham conhecimento dos desafios diários. Assim, será mais fácil estar preparado para resolver os problemas existentes nesse ramo.

Veja esses exemplos de cinco desafios que selecionamos enfrentados pelas empresas de distribuição!

Altos custos de mão de obra de empresas de distribuição

Hoje, há a implementação de diversas ferramentas que visam modernizar os processos e otimizar o tempo gasto entre o processo de pedido, a separação de mercadoria e a entrega ao destinatário. Isso contribui e muito para a melhora dos serviços oferecidos, porém, produz impacto no valor da mão de obra envolvida nesse processo.

Lidar com novas tecnologias faz com que haja a necessidade de capacitação de pessoal, portanto, maiores valores da mão de obra desses profissionais, que agora possuem capacitação maior e também maior produção.

Promover a integração dos setores

As empresas de distribuição não são apenas formadas pelo departamento de entregas. Existem os setores de atendimento, vendas, armazenamento, enfim. O grande desafio presente nessa questão é justamente promover maior integração desses setores.

Afinal, a excelência dos serviços é resultado de todos os setores trabalhando com qualidade. Uma das soluções da atualidade é lidar com a tecnologia para auxiliar nessa integração, como os softwares de gestão.

Aumento do potencial de produção

Há a implementação de ferramentas e novas práticas que visam o crescimento da empresa, então, se ocorre maior quantidade de vendas, por exemplo, toda a empresa precisa estar preparada para isso. Todos os setores devem estar preparados para o aumento da produção: atendimento, estocagem, vendas, enfim.

O contrário também pode acontecer, a diminuição das vendas pode resultar em estoque parado e grande prejuízo para a empresa. Assim, é preciso fazer com que o crescimento seja visado por toda a organização.

Promover o menor custo nas operações

Outro grande dilema no setor de logística é trazer a redução de custos em suas operações. Quando lidamos com a distribuição, há vários fatores envolvidos, tais como os custos com manutenção da frota e também da burocracia envolvida no transporte.

Além disso, sabemos que nosso modal rodoviário deixa muito a desejar em relação às condições das estradas, em contradição aos altos impostos. Uma alternativa para esse contexto é a promoção de manutenções periódicas e a implementação de tecnologia nos processos.

Avaliação dos resultados

A mensura dos resultados das operações também é algo complicado para o gestor. Isso é um empecilho, por exemplo, na implementação de novas estratégias e avaliação de ações já executadas, quanto ao seu sucesso ou não. A resposta a isso é o uso de ferramentas que auxiliem essa coleta de performance e resultados.

Para a maioria dos desafios enfrentados pelas empresas de distribuição, há a solução de implementar soluções tecnológicas. Trabalhamos com um software de gestão empresarial ERP para pequenas e médias empresas que atuam no mercado de distribuição.

Veja neste vídeo algumas funcionalidades do sistema ERP da Domtec para empresas de distribuição

Interessado? Venha conhecer as nossas soluções, solicite uma demonstração com um de nossos consultores.

Agende uma Reunião com nossos especialistas