Sistema para oficina mecânica: 5 pontos em que um sistema pode ajudar

Traremos neste artigo a importância e as facilidades que um sistema para oficina mecânica proporciona a empresas do segmento.

Uma oficina mecânica envolve inúmeras atividades que vão além da execução dos reparos e manutenções veiculares, pois, é uma empresa como todas as outras, que necessita de planejamento estratégico, boa gestão e controle sobre os seus recursos.

No entanto, realizar esses processos de forma manual pode representar sérios problemas à sua oficina mecânica, abrindo precedentes aos principais erros operacionais.

Agilidade no atendimento com um sistema para oficina mecânica

Um sistema para oficina mecânica proporciona o benefício da agilidade no atendimento dos seus clientes, de modo que, o cadastro é realizado uma única vez e, a partir daí a sua localização ocorre de forma ágil e precisa. Além disso, são registrados e armazenados todo o histórico de manutenções e reparos do veículo — um fator fundamental para ajudar em diagnósticos e manter a segurança do veículo sempre em dia.

Melhoria no engajamento e retenção dos clientes

Como dito no tópico anterior, todos os serviços realizados em cada veículo são registrados e essas informações devem ser utilizadas a favor da sua oficina mecânica. Logo, com base nessas informações e o tempo adequado de retorno para nova manutenção a equipe comercial deve acompanhar e entrar em contato com cada cliente, alertando-o que é o momento de uma nova revisão.

Isso irá gerar o sentimento de empatia com o seu público-alvo que, em consequência, terá um melhor engajamento e uma relação de fidelização com a sua empresa.

Acompanhamento dos indicadores de desempenho

Produtividade e assertividade são as palavras de ordem para toda empresa, afinal, são os principais elementos que conduzem a sua oficina mecânica na trajetória do atendimento das necessidades dos seus clientes, bem como promove o seu crescimento de forma consistente.

Assim, ao adotar um bom sistema para oficina mecânica os gestores terão em mãos todas as informações necessárias para o acompanhamento dos indicadores de desempenho da empresa como, por exemplo, o tempo médio de cada tipo de serviço, quantidade de atendimentos diário, desempenho dos mecânicos, taxa de retorno e retrabalho, rentabilidade, lucratividade e muito mais.

Gestão financeira

A liquidez é outro fator fundamental para uma oficina mecânica, pois, isso ajudará a manter as contas em dia, bem como garantirá os recursos necessários para os investimentos que garantam o aumento da empresa.

Para ter uma boa gestão financeira é fundamental contar com um sistema que contemple as principais funções dessa área, como: faturamento, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.

Controle de estoque

O controle de estoque de peças utilizadas pela sua oficina mecânica na execução dos serviços é fundamental para evitar desperdícios de espaço físico e imobilização financeira com insumos de baixa rotatividade. Além disso, controlar o estoque com um sistema adequado evita que certas atividades e serviços sejam paralisados por falta de material.

Dessa forma, a sua oficina mecânica terá maior produtividade e finalizará cada serviço com maior agilidade que, em consequência, demostrará o senso de responsabilidade e respeito com o seu cliente.

Esses são os principais pontos que um sistema para oficina mecânica pode oferecer, mas, não se restringem somente a esses. Você perceberá que ao adotar esse tipo de ferramenta no dia a dia da sua oficina muitos outros benefícios surgirão para facilitar o seu trabalho.

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