Centro de distribuição: 4 dicas para melhorar os seus processos

O Centro de Distribuição, ou CD, desempenha um papel crítico dentro de uma empresa. É a partir das atividades realizadas internamente neste setor que se possibilita otimizar os serviços e melhorar o atendimento aos clientes.

Por isso, garantir que seus processos estejam sempre bem alinhados, acontecendo de forma fluida e produtiva, é essencial. Se você também deseja aprimorar as atividades nesta área, e desfrutar de todo os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa, continue conosco na leitura deste artigo!

A seguir você vai conhecer 4 dicas para melhorar os processos do centro de distribuição!

1. Comece pelo controle de qualidade

Controlar de perto a qualidade de cada segmento de trabalho no CD é crucial, Isso porque são muitos fatores em questão aqui: desde a validade dos produtos, controle do volume do estoque e monitoramento do setor, até a automação dos processos e a gerência de entradas e saídas.

Dedicar atenção a como cada um destes setores está se saindo garante a eliminação do retrabalho e uma sensível redução nas perdas. Também ajuda a garantir que os produtos chegam aos seus clientes com a qualidade esperada e no tempo certo.

2. Invista na sua mão de obra

Em muitas empresas, o quadro de funcionários do CD se caracteriza por um baixo nível de escolaridade e qualificação. Isso implica em uma taxa de turnover maior, o que leva à queda na qualidade da realização dos processos.

Por isso, selecionar cuidadosamente seu pessoal e, mais que isso, fornecer treinamento e reciclagem periódicos são instrumentos essenciais na busca de melhorias nos processos do Centro de Distribuição. Estes investimentos se traduzirão em maior retenção de funcionários que compreendem as operações da empresa e conhecem as melhores práticas do segmento.

3. Supervisione o recebimento de produtos, o tempo de reposição, o armazenamento e o picking

O tempo de reposição é um elemento complexo que engloba muitas variáveis, como o atendimento a urgências, tempo de produtos esgotados, taxa de atendimento aos pedidos, ciclo de tempo de reposição do Centro de Distribuição e tempo de ciclo perdido.

Quando uma mercadoria é recebida, é importante dar entrada imediatamente e fazer seu armazenamento no local adequado. Isso garante um controle preciso do estoque e mais agilidade na retirada posterior dos itens para o picking.

Por isso, é importante estar de olho neste fator constantemente. E a mais eficaz forma de fazer isso com alta produtividade é investir em um bom software de gestão.

4. Cuidado no manejo

As perdas são esperadas em alguma medida, mas têm duas grandes implicações: queda na rentabilidade do negócio e problemas na gestão do estoque. Por isso, o manejo cuidadoso dos produtos é fundamental para evitar inconsistências de dados que podem provocar atrasos nas entregas, problemas de reposição e perdas financeiras.

Veja no vídeo abaixo algumas funcionalidades da nossa solução para centro de distribuição:

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Como você pôde notar, há várias atividades que devem se manter afinadas para que um Centro de Distribuição opere em alta produtividade.

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