4 Dicas para melhorar os processos do centro de distribuição:

HomeSoftware ERP4 Dicas para melhorar os processos do centro de distribuição:
centro de distribuição

O Centro de Distribuição, ou CD, desempenha um papel crítico dentro de uma empresa. É a partir das atividades realizadas internamente neste setor que se possibilita otimizar os serviços e melhorar o atendimento aos clientes.

Por isso, garantir que seus processos estejam sempre bem alinhados, acontecendo de forma fluida e produtiva, é essencial. Se você também deseja aprimorar as atividades nesta área, e desfrutar de todo os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa, continue conosco na leitura deste artigo!

A seguir você vai conhecer 4 dicas para melhorar os processos do centro de distribuição!

1. Comece pelo controle de qualidade

Controlar de perto a qualidade de cada segmento de trabalho no CD é crucial, Isso porque são muitos fatores em questão aqui: desde a validade dos produtos, controle do volume do estoque e monitoramento do setor, até a automação dos processos e a gerência de entradas e saídas.

Dedicar atenção a como cada um destes setores está se saindo garante a eliminação do retrabalho e uma sensível redução nas perdas. Também ajuda a garantir que os produtos chegam aos seus clientes com a qualidade esperada e no tempo certo.

2. Invista na sua mão de obra

Em muitas empresas, o quadro de funcionários do CD se caracteriza por um baixo nível de escolaridade e qualificação. Isso implica em uma taxa de turnover maior, o que leva à queda na qualidade da realização dos processos.

Por isso, selecionar cuidadosamente seu pessoal e, mais que isso, fornecer treinamento e reciclagem periódicos são instrumentos essenciais na busca de melhorias nos processos do Centro de Distribuição. Estes investimentos se traduzirão em maior retenção de funcionários que compreendem as operações da empresa e conhecem as melhores práticas do segmento.

3. Supervisione o recebimento de produtos, o tempo de reposição, o armazenamento e o picking

O tempo de reposição é um elemento complexo que engloba muitas variáveis, como o atendimento a urgências, tempo de produtos esgotados, taxa de atendimento aos pedidos, ciclo de tempo de reposição do Centro e tempo de ciclo perdido.

Quando uma mercadoria é recebida, é importante dar entrada imediatamente e fazer seu armazenamento no local adequado. Isso garante um controle preciso do estoque e mais agilidade na retirada posterior dos itens para o picking.

Por isso, é importante estar de olho neste fator constantemente. E a mais eficaz forma de fazer isso com alta produtividade é investir em um bom software de gestão.

4. Cuidado no manejo

As perdas são esperadas em alguma medida, mas têm duas grandes implicações: queda na rentabilidade do negócio e problemas na gestão do estoque. Por isso, o manejo cuidadoso dos produtos é fundamental para evitar inconsistências de dados que podem provocar atrasos nas entregas, problemas de reposição e perdas financeiras.

Veja no vídeo abaixo algumas funcionalidades da nossa solução para centro de distribuição:

Aperfeiçoe o seu Centro de Distribuição agora!

Como você pôde notar, há várias atividades que devem se manter afinadas para que um CD opere em alta produtividade. Se você deseja começar agora mesmo a melhorar os processos do seu Centro de Distribuição, agende uma demonstração com nossos consultores e veja como funcionam as nossas soluções!

Agende uma Reunião com nossos especialistas