Fim do emissor gratuito de NF-e da SEFAZ: Qual a melhor alternativa?

Diariamente, empresas de diversos setores emitem Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de seus produtos e serviços. Contudo, em 2017, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) colocou o fim do emissor gratuito de NF-e, deixou de oferecer o download gratuito do sistema para a emissão do documento, que é obrigatório em todas as transações comerciais.

Assim, muitos empreendedores estão se perguntando o que fazer para emitir a NF-e e manter suas atividades em dia. Você está entre esses empresários e quer saber qual a melhor alternativa? Continue a leitura.

Por que o emissor da SEFAZ foi descontinuado? Fim do emissor gratuito de NF-e

Há alguns anos a SEFAZ já cogitava o encerramento do software gratuito de emissão de NF-e e também do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), documento utilizado diariamente pelas transportadoras. Porém, com base em uma pesquisa própria, o órgão constatou que a maioria das empresas já migrou para outros emissores, já que o sistema gratuito não era completo, de fácil uso ou ágil como seus concorrentes pagos (além de não contar com um suporte técnico). Por esse motivo, foi decidido que o emissor seria encerrado.

Com o fim do emissor gratuito de NF-e e CT-e, a SEFAZ orientou os empreendedores para que procurassem alternativas para continuar suas transações de forma legalizada. Isso porque aqueles que já possuem o programa instalado ainda podem utilizá-lo, entretanto, assim que surgirem atualizações das regras de validação da NF-e, a mudança impedirá o funcionamento correto do software, mesmo para quem já fez o download.

Hoje, existem no mercado diversos softwares pagos com a função exclusiva de emissão de documentos ou ERPs completos (Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa), além da versão gratuita disponibilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que contempla apenas as ferramentas básicas já existentes no sistema do governo.

Softwares para emissão: novas perspectivas com o fim do emissor gratuito de NF-e

A decisão da SEFAZ acabou impulsionando as empresas a aderirem à modernização, adaptando sua gestão para ferramentas que automatizam seus processos e tornam o negócio muito mais competitivo e inteligente.

Enquanto o sistema gratuito ficou obsoleto, outros sistemas vêm se aprimorando constantemente com o surgimento de novas tecnologias que tornam a emissão de diversos documentos (e não apenas a nota fiscal) muito mais simples e rápida. Entre as soluções completas e com custo acessível, está o Yzidro ERP, da Domtec.

Yzidro: gestão completa, emissão de documentos e muito mais

Digitar informações da empresa em centenas de planilhas é algo do passado. Com o software ERP, basta inserir os dados da empresa (CNPJ, Inscrição Estadual, Regime Tributário, entre outros) para começar a emissão da NF-e, do CT-e e do MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos).

Dentre as ferramentas do ERP, relacionadas à NF-e, estão:

• Cadastro: produtos, clientes, transportadoras, fornecedores e formas de pagamento
• Fiscal: cadastro de tipo fiscal (atacadista, industrial, consumidor final)
• Natureza da operação: venda, devolução, remessa, importação, exportação
• Gerenciamento de NF-e: emissão e cancelamento de nota fiscal, opção de salvar arquivos em formato XML ou PDF, carta de correção eletrônica, relatórios, etc.

Mas a plataforma está um passo a frente, já que, com ela, também é possível controlar todos os dados da empresa. Como? Graças à integração das informações.

Integração para gerenciar todas as áreas

A aquisição de um sistema de gestão integrada facilita o dia a dia das empresas e aumenta a produtividade. Muitos programas podem ser acessados de qualquer local, por conta do armazenamento dos dados em nuvens, além de disponibilizarem todas as informações da organização em um único software.

Com o Yzidro, por exemplo, é possível integrar dados de estoque, compra, venda, financeiro, fiscal, CRM (Customer Relationship Management, ou seja, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), recursos humanos, contabilidade, produção, frota de veículos, transportadora, entre outros.

E o armazenamento das informações traz um avanço também em outra etapa importante do cotidiano corporativo: a de planejamento estratégico, já que o software gera relatórios e dashboards em tempo real sobre o desempenho da companhia.

Em outras palavras, a solução ERP é muito mais que um emissor de documentos. É a oportunidade de controlar a empresa de forma prática, tecnológica e completa.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend